Dino devolve cópia da Constituição roubada por golpistas ao STF | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Dino devolve cópia da Constituição roubada por golpistas ao STF

Documento estava no interior de Minas Gerais

Publicado sexta-feira, 13 de janeiro de 2023 às 18:04 h | Atualizado em 13/01/2023, 19:43 | Autor: Da Redação
A ministra do STF Cármen Lúcia, a presidente do STF, Rosa Weber, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues
A ministra do STF Cármen Lúcia, a presidente do STF, Rosa Weber, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues -

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), devolveu, nesta sexta-feira, 13, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a réplica da Constituição roubada por golpistas nos atos antidemocráticos de destruição na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Nas imagens do dia, fotos de um extremista mascarado segurando o documento histórico viralizaram nas redes sociais.

Dino e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, entregaram a réplica à presidente do STF, Rosa Weber, e o documento voltará a ficar em exposição no Salão Branco da sede do Judiciário brasileiro em Brasília.

O exemplar foi encontrado pela polícia na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, que fica a 1.738,8 quilômetros de Brasília. 

Portas abertas

O homem responsável por devolver o exemplar da Constituição Federal roubado do prédio do STF às autoridades prestou depoimento à Polícia Federal. Ele compareceu à sede da PF em Varginha, Minas Gerais, e afirmou acreditar que as portas do STF estivessem abertas, pois entrou no prédio sem ver nenhuma porta quebrada ou arrombada.

Em entrevista à CNN Brasil, o homem disse que guardou o documento histórico pois o exemplar não pertencia a ele. “Eu peguei para depois devolver. Porque a índole da minha mãe… O que eu pegar e não for meu eu tenho que devolver, foi assim que eu aprendi”.

De acordo com ele, ao ver três pessoas passando com o documento em mãos e dizendo que iriam rasgá-lo, ele pegou a réplica da Constituição e a guardou consigo para que não fosse destruída para, posteriormente, devolvê-la às autoridades. 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS